quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cada cabeça uma sentença

Ultimas noticias sobre a usina.

@silviakikuchi
  *Em entrevista coletiva em Viena, secretário da AIEA, Denis Flory, explicou que apesar do Japão ter elevado nível do acidente nuclear para 7, o mecanismo do acidente de Fukushima e Chernobyl é diferente. Em um foi o próprio reator q explodiu. No outro não houve danos no núcleo. Flory disse tbm que os dados fornecidos pelo Japão são confiáveis e que o vazamento de radiação em Fukushima não chega a 10% de Chernobyl.*

Como fiquei feliz em ver isso no Twitter hoje!
Silvia Kikuchi trabalha na IPC , onde é repórter. Sigo-a há um bom tempo, e ela sempre faz um esforço danado para trazer notícias sobre oque está acontecendo desde o dia do terremoto. Noticias que ela lê nos jornais japoneses.

Oque ela mandou hoje veio confirmar que eu não errei em não me desesperar diante do que está acontecendo no Japão.
Ah, sim, moro longe da área de risco, todos sabem. Mas acha que isso não afeta de forma indireta a vida da gente?
Daqui para a frente é a questão.
Muitos ainda estão de folga em casa pois as fábricas não tem como fazer seus produtos por dependerem de fábricas que foram destruidas ou afetadas em Sendai. A Toyota é uma delas.
Direta ou indiretamente, isso vai trazer consequencias aqui para a região onde moro.
Isso é óbvio.

Muitos daqui dessa região foram embora... Medo da radiação... Culpam falta de informações...
Nessas horas dou graças a Deus por ter aprendido o nihongo!
Não sei muito, mas oque sei dá para entender oque falam nos canais de tv japones. Oque não entendo, pergunto para alguém ou para meus filhos pois às vezes usam palavras dificeis.

Morando há tanto tempo no Japão, aprendi que a responsabilidade de dar informações corretas é muito grande! Houve um caso de um jornal que teve que pedir desculpas em público por reportar incorretamente um caso há uns anos atrás.
Muitos criticam os médicos do Japão. Dizem que não prestam, dão remédio que não fazem efeito, não fazem nada...Aprendi que os médicos dão remédio para 3 a 5 dias, e na verdade, temos que voltar lá para pegar mais caso ainda não sare ou trocar caso não faça o efeito desejado. Porém, diferente do Brasil, no caso de erro médico, o hospital ou clínica pode até fechar, além do responsável ter que ir pedir desculpas em público e seu nome estar na lama...Porisso o cuidado ao fazer diagnósticos.
Muitos falam que japonês é mal-educado... Mas meus vizinhos são super simpáticos! Minhas crianças brincam com os filhos deles, converso sobre várias coisas, e vou aprendendo o modo japonês da politica de vizinhança. Na verdade, sinto até que eles ficam felizes quando dou bom dia.

E a noticia que a @silviakikuchi tuitou hoje vem em cima do que eu acreditei. Muitos falam do nível da radiação, igual a de Chernobil. Mas prestem atenção nos dois casos: um, pegou um povo totalmente desprevenido, continuou de forma a contaminar sem controle, enquanto o outro está sendo totalmente monitorando, além da área de risco já estar evacuado.
Hoje, o mundo se move para o ambientalismo. Ecológicamente correto. Preocupado com o planeta e o buraco na camada de ozônio. Você acha que as entidades mundiais não estão de olho?


Pense bem na responsabilidade disso tudo perante o país e o mundo! Será que o Japão teria coragem para mentir do jeito que os japoneses são respeitosos até com o próprio nome? Acho que não!

Aqui, um vídeo que a Silvia colocou no Twitter para quem perdeu na tv.




Cada cabeça, uma sentença. Velho e bom ditado!

3 comentários:

  1. Boa!
    Gostei do texto.
    Escrevi algo sobre o Japão e Brasil dias atrás.

    Acredito que o ser humano é assim. Só se preocupa mesmo com algo quando perde, ou quando sente que vai perder.
    Eu incluso.

    ResponderExcluir
  2. Eh mesmo Eli, informação é essencial. Eu me lembro bem qdo estava gravida e resolvi frequentar uma comunidade de gravidas daqui...me assustava o quanto as meninas nao entendiam o que o medico dizia, mesmo com tsuyaku - tsuyaku que traduz errados? dificil ne?
    Qto a questao da radiacao eu tenho certeza que muito foi falta de informação mesmo! Mas ainda temos que ligar com frequencia para o brasil, pois as noticias la ainda sao mais alarmantes que aqui, ai eles dizem que o governo japones esta escondendo dados da populacao... eh o governo japones esconde e sao os jornalistas brasileiros que descobrem... sei sei
    um beijo grande!

    ResponderExcluir

Fico feliz em compartilhar meus pensamentos com vocês.
Obrigada por deixar seu comentário!

De volta às origens!

E cá estamos, depois de 5 anos em outra plataforma, voltando para cá. Onde tudo começou, né? Apesar de nesses utlirmos 3 anos estar com um...