sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Sabor da Mamãe

Na correria do dia-a-dia, preparar a refeição para a família é uma maratona principalmente para quem trabalha fora.
Hoje vemos muitos jovens tanto homens como mulheres que moram sozinhos e aprenderam a mexer nas panelas. Digo que seria muito mais fácil comprar no konbini, mas optaram por fazer sua própria refeição!

Mesmo assim, muitas mães não se acanham em dizer que pegam marmitas de bentoyas brasileiros por chegarem muito tarde em casa, e que, realmente, é uma judiação deixar as crianças morrerem de fome ate terminar a janta, que no final, acabam se esbaldando com as delícias que são os salgadinhos ou similares que somente tapeam o estômago e pode até acarretar prejuízo à saúde.

Uma vez minha mãe disse que um filho fica maravilhado quando vê a mãe preparar uma guloseima!
Parei para pensar nisso, e voltando ao passado, relembrando minha infância, quando ela preparava um bolo, o almoco caprichado de domingo,aquele bolinho de chuva, o nhoque, o natal e ano novo, era uma festa! Até mesmo a pipoca tinha um sabor especial!
Mas melhor que isso era o tempero da mamãe!
Hoje, tanto tempo longe dela, bate a saudade da comidinha e tento tanto fazer como o dela, mas não consigo!

Mesmo tendo tantos motivos para pedir comida pronta, ainda acho uma pena que os filhos não tenham o privilégio da comidinha da mamãe.
Fico pensando naqueles momentos da minha infancia, juventude. E que os filhos de hoje são os poucos que terão o essa boa lembrança, o verdadeiro sabor da comida tradiconal de sua família! E claro, muito mais saudável!

Fazer a criança participar na elaboração dos pratos também é uma lembrança que não tem preço.
Sem contar que no futuro, a criança não passará apertos na cozinha.
Hoje uma criança já nasce num Mc Donald's.
É uma pena que esses valores estejam se perdendo.

お袋の味!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Auto elogio

Fiz alguns treinamentos que exigiram de mim um esforço inacreditável!
Uma coisa que não sou de fazer é o tal do auto-elogio. Me dá uma certa impressão de egoísmo, narcisismo, convencimento, sei lá!
Até mesmo o elogio exagerado para quem quer que seja parece um puxasaquismo.

Por que será que é assim tão difícil?

Você está linda hoje!
Que roupa linda você está usando!
Você é uma pessoa maravilhosa!
Que corajosa você é!
Tenho orgulho de você!
Que pessoa linda você é!
Te admiro muito!
 Você é adorável!
Como você é dinâmica, prestativa!
As vezes essas frases parecem banais, mas difícil de dizer para si mesma. Frases que podemos até falar para uma pessoa que acabamos de conhecer, mas não para quem viveu a vida toda junta.
Sei que tenho muitos paradigmas para superar.
E estou aprendendo!
Sei que vou conseguir fazer isso naturalmente, todos os dias, me sentindo assim, não apenas falando da boca pra fora.

Por isso, eu sou PODEROSA!

sábado, 18 de setembro de 2010

Que isso? Me poupe!

Li no Internacional Press dessa semana uma matéria sobre Mutirão de Limpeza que uniu brasileiros de várias associações para trabalho voluntário em Gifu/Minokamo! Que isso?


Matéria está só promovendo entidades socias (igrejas)! Trabalho vonluntario de limpeza? Faço isso sempre que requisitado pelo Jijikai que pertenço!

Oque esta matéria me mostra é que o brasileiro não sabe oque está fazendo! Ou melhor, não sabe de suas obrigações dentro do seu próprio bairro! E agora quer se mostrar samaritano? Me poupe!

Quantas e quantas histórias de mães que dizem se preocupar e amar seus filhos, mas na hora de fazer o Hattatouban, que visa a seguranca de seu filho na hora de ir para a escola, arrumam a desculpa de que não pode faltar ao serviço, ou até mesmo dizer que é mendokusai isso, so para não ter que colaborar para com a comunidade?

Para seu governo, todo bairro tem o Jijikai, que é como uma associação de bairro. Essa associação está ligada a prefeitura, que visa manter a ordem e segurança de cada bairro. Todo ano é elegido um voluntário para o cargo, que se subdivide em grupos de residencias, para distribuir os panfletos referente a comunidade, receber as semestralidade, organizar os mutirões de limpeza e checagem de mangueiras dos bombeiros existentes em sua area residencial. Ou seja, SUA SEGURANÇA!

O Hattatouban é outra atividade do KODOMOKAI, as famosas bandeirinhas, que um dos pais fica para ajudar as crianças a atravessarem certos cruzamentos perigosos do trajeto até a escola.
O kodomokai é uma associação que visa unir as crianças em faixa escolar primária, organizando atividades comemorativas, treinamentos, entrosamento entre as próprias crianças, sem falar na colaboração dos dias de recolhimento de material reciclável como jornais, papelão e revistas, no qual o fundo angariado retornará para a própria criança.E mais: no dia a dia, o kodomokai está presente para que seu filho chegue a escola com segurança! Todos os dias, os encarregados estão lá, observando seu filho e todos que passam pelo mesmo caminho se estão andando corretamente na rua, se não há acidentes com as crianças.
Tudo isso feito por VOLUNTARIOS! Não pagam 1 yen para isso!

Ja precisei do Jijikai para resolver alguns assuntos, e digo: fazem o máximo possível para te ajudar!
E fico aliviada ao saber que meus filhos estão indo para a escola com segurança.

E agora vem essa! União de brasileiros de várias associações? Aahhhh, faça-me o favor!
Olhe à sua volta primeiro!
Muitos nem sabe o trabalho que dá quando deixam seus sacos de lixo misturados com materiais recicláveis ou deixam em dia e local errado! Não sabem que existem o seu dia de ir lá limpar a estação de lixo, até mesmo o seu dia de colaborar com a separaração e organização do dia de lixo reciclável!

Pelo amor de Deus, ME POUPE sr internacional press e entidades sociais que se mascaram!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

layout

Mudei de novo pois deu probleminhas em alguns itens. Logo encontro o perfeito! bjos

Loucura ou realidade?

Há tempos venho notando como o ser humano se comporta.
Muitos são bem ativos enquanto outros muito calmos e cordatos até demais para o meu gosto.
Mas dentre eles, existe uma legião que se comporta de uma maneira extremamente fora da realidade!
São os que adoram se exibir, falar de si mesmo, contar vantagens impossíveis, e se fazem de amigos querendo te ajudar ao mesmo tempo mostrando sua superioridade.

Uma ex-funcionária da empresa vive se gabando do seu diploma de psicóloga. Não sei por que cargas dagua está trabalhando numa fábrica. Anda sempre pomposa, cheio de auto-confiança. Quando está no carro de transporte de funcionários, adora usar o celular e fala como se não tivesse mais ninguém dentro da condução conversas que ninguém quer escutar.
No trabalho, já conseguiu conquistar a antipatia de todos, fazendo-se de vítima quando a paciência do parceiro se esgota.
Numa dessas, ela teve a coragem de dizer que uma outra funcionária estava querendo matá-la dentro do carro, quando a mesma provocava com olhares de desdém e superioridade. Chegou até a ir à polícia para registrar queixa, mostrando uma gravação onde outras funcionárias falavam algumas verdades a ela. Sem contar o dia em que no vestiário enquanto se trocavam, a vizinha de armário mandava mail pelo celular, e ela fez o maior fuá alegando que a menina estava tirando fotos dela de sutiã pelo celular! Acabou até parando na chefia, e quando a mesma mostrou que no horário em que ocorreu, ela estava realmente mandando mail! E  você acha que foi capaz de pedir desculpas com sinceridade? Simplesmente disse: ah, eu achei que fosse...
Bom, no final, ela é a única que não terá o contrato renovado pela empresa. Aliás, depois de chorar muito no dia, alguns dias depois quando perguntaram sobre isso, ela prontamente respondeu que o contrato dela seria renovado sim! Será que é por ter o diploma de Psicóloga formada que mostrou na entrevista de admissão acha que uma coisa dessas nunca aconteceria?

Esse é um caso que acontece perto de mim.
Mas outros  casos como oque vi no blog Lost in Japan de um amigo, inclusive uma outra discussão no Twitter sobre uma pessoa da mesma legião, que dizia barbaridades sobre o país que a acolheu,ainda por cima roubando post dele.
São pessoas que na sua realidade mentem e descaradamente.
Fico pensando oque pensam essas pessoas. Devem ser felizes nesse mundo irreal. Podem ter até mesmo criado esse mundo para se esconderem da realidade, onde ninguém mais acredita nela.

Mas infelizmente, cada vez mais todos se afastam dela...

Fico na minha cabeça; será que um dia teria coragem de ser assim? Ou ficarei assim?

Peço a Deus que não!

Acreditar em si é muito importante!  Acreditar no seu potencial é oque faz com que tenhamos mais e mais forças para seguir em frente.Mas dentro da realidade, não é mesmo?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Castelo de sonhos

Construi um castelo, onde princesas, príncipes, reis e rainhas viviam felizes.
Nesse castelo sempre a paz, sinceridade, solidariedade e principalmente a amizade existiam.
Nada poderia atingir a vida feliz, mesmo quando intrigas se faziam presentes.
O amor ao próximo sempre reinando, o sorriso sempre presente.
Oque mais poderia desejar?
Um castelo é um castelo. Suntuoso, enorme, imponente! Nada pode afetá-lo!

Mas descobri que meu castelo era de areia...
E a onda leva-o para o mar aos poucos desmanchando com ele meus mais preciosos sonhos.
Vi que os tesouros que havia acumulado dentro dele aos poucos iam sendo carregados para dentro do mar infinito...
E com ele, meus sonhos...
Meus sonhos se desmancham a cada soar do barulho dessa onda.
Vão-se a juventude... a maturidade...a vida!

O mar...esse infinito no horizonte...
Mas se o mar levou, pode me devolver!

Esse mesmo mar que levou o meu castelo guarda os meus mais profundos segredos!
Nele depositei toda a minha energia ruim, e ele me devolve o melhor das minhas forças.
Me renovo!

Meu castelo está lá, guardadinho no mar, entre o silêncio do oceano e a paz do infinito!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Adeus!

Uma separação necessária, o divórcio mesmo!!!
25anos juntos, mas acabou! Ou isso ou você acaba comigo!

Hoje, 1 de Setembro começa a guerra entre nós.
Mas eu vou superar, como muita gente superou.
Se os outros conseguiram, por que acha que não conseguirei?

Adeus cinzeiro, isqueiro, ala de fumantes!
Adeus mãos fedidas!

Adeus cigarro!Não te quero mais!!!

De volta às origens!

E cá estamos, depois de 5 anos em outra plataforma, voltando para cá. Onde tudo começou, né? Apesar de nesses utlirmos 3 anos estar com um...